Categorias
Blog

MEI pode ter funcionário? Veja regras de contratação

Você é um empreendedor que possui MEI, está no começo de um negócio ou pensa em expandir a sua microempresa e umas das primeiras coisas a se pensar é a contratação de um ou mais funcionários. Para quem empreendendo a pouco tempo no mercado é comum que existam alguns questionamentos, e por isso nós preparamos esse pequeno artigo para tirar suas dúvidas e impulsionar seus negócios. A seguir, traremos os possíveis questionamentos e suas respostas. Boa leitura!

Quanto funcionários um MEI pode contratar? Pode ter estagiário?
Uma questão importante é a quantidade de funcionários que o microempresário individual pode empregar. Atualmente o MEI pode contratar apenas um funcionário, maior de 16 anos, que precisará realizar exame admissional, conforme a Lei Complementar nº 128/08. O MEI pode optar por ter um estagiário, mas a sua contratação deve ser de acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que rege o contrato de estágio.

Quanto é o salário de um funcionário MEI?

O funcionário contratado por MEI deve ter os mesmos direitos de um trabalhador que atua em qualquer empresa. Isso inclui que ele deve receber o salário mínimo ou segundo o piso estabelecido pela categoria de trabalho. Além disso, o funcionário MEI também tem os os outros benefícios de qualquer trabalhador, como férias, 13º, auxílio-maternidade e outros, caso a atividade realizada seja formalizada e reconhecida pelo Governo.

Como registrar um funcionário no MEI?

Para registrar um funcionário MEI em seu negócio, é preciso ter em mãos toda a documentação exigida para seguir os passos da contratação:

• CPF;
• RG;
• Cartão PIS (Programa de Integração Social);
• Atestado médico admissional;
• Declaração de rejeição ou requisição do vale-transporte;
• Certidão de casamento ou nascimento;
• Certificado militar;
• Carteira de trabalho e Previdência Social – CTPS;
• Declaração de dependentes para imposto de renda na fonte.

Com os documentos em mãos o contratante deverá anotar as informações da contratação na carteira de trabalho, e em seguida devolver ao funcionário em até 48 horas.

Quanto custa um funcionário MEI?

É preciso saber que, além do salário, o microempreendedor individual precisa ter em mãos os custos tributários da operação. Para se ter uma ideia, eles equivalem a 11% sobre o valor total do salário. 8% são referentes ao FGTS e descontados diretamente do salário do funcionário MEI, 3% vão para o INSS. Tudo isso deve ser levado em conta ao registrar um funcionário MEI.

Categorias
Blog

Você sabe o que é um condomínio empresarial?

Você já ouviu falar no termo “condomínio empresarial” mas não sabe exatamente o que significa, ou não tem noção de como ele funciona? Pois bem, continue a leitura que explicaremos tudo a você!

Um condomínio empresarial trata-se de um conjunto de pequenas e médias empresas localizadas em uma mesma área e organizadas em um prédio onde existem salas preparadas e apropriadas para receber diversos tipos de negócios e empreendimentos.

Uma solução econômica, bem planejada e networking

Há uma série de vantagens para as empresas que se unem num mesmo espaço visando soluções econômicas e sociais, além de investimentos planejados. Um condomínio empresarial pode reunir também diversos escritórios, compartilhados ou não. Geralmente são estruturas concebidas com localização estratégica.

Trata-se de uma solução prática e moderna de reunir empresas que, juntas, arcam com o custo de manter toda uma estrutura de maneira colaborativa e com todos os recursos necessários. Isto vale para negócios recém-criados ou que já estão há algum tempo no mercado, mas precisam reduzir seus custos fixos e despesas em tempos bicudos. Com o mesmo endereço comercial, estas empresas têm a oportunidade ainda de fazer networking e novos negócios com empresas parceiras.

Tudo é facilitado, principalmente na hora de se reunir com clientes que podem usufruir de comodidade num ambiente seguro, bonito, agradável e com diversos tipos de serviços, como salas de reuniões, laboratórios, auditório, restaurante, cafés e em alguns casos, até farmácias e lojas de conveniência.

Mais tempo para se dedicar ao foco do seu próprio negócio

O principal benefício para uma empresa que faz parte de um condomínio empresarial por meio da locação de determinado módulo é não precisar manter uma estrutura própria e contar com limpeza especializada, telefonista, motoboys e recursos tecnológicos, como internet de alta velocidade, datashows, sistema de videoconferência, etc.

Desta forma, os gestores acabam tendo muito mais tempo para se dedicar ao foco do seu próprio negócio. Se você gostou da ideia, o Harmony Premium está preparado para te receber! Fala com a gente 🙂

Categorias
Blog

Ideias para decorar sua clínica

A decorar da sua clínica pode não ser fundamental para o exercício do seu trabalho, mas, com toda certeza, faz muita diferença na percepção do ambiente pelos pacientes e na criação de um clima aconchegante. Principalmente para as clínicas e consultórios que querem se destacar, este é um ponto importante para a construção de uma boa imagem do profissional e da sua marca.

Além de cumprir as exigências da Anvisa e de outros órgãos públicos, ao montar seu consultório ou reformar a sua clínica o profissional de saúde que deseja oferecer um serviço diferenciado deve entender que alguns detalhes são muito importantes para satisfação dos seus pacientes.

– Mobília: escolha que faz muita diferença

Você precisa entender qual objetivo você quer alcançar em sua clínica. É fundamental que tenha isso em mente no momento de escolher os móveis. Por exemplo, para deixar o ambiente mais convidativo use madeira em painéis da parede ou até mesmo nos balcões. A madeira é considerada um elemento que proporciona calor de forma natural.

Ao escolher os móveis, atente-se para todos os detalhes: formatos, cores e desenhos. Muitas clínicas combinam cores como amadeirado, marrom, bege, branco e verde.

Procure não escolher as cores dos móveis nos tons quentes e fortes, pois tendem a deixar os pacientes mais agitados ou nervosos.
Valorize cores neutras como branco, gelo e tons pastéis, que transmitem tranquilidade – para evitar que o ambiente fique muito “hospitalar”, você pode escolher objetos decorativos e quadros em tons suaves para deixar o clima mais aconchegante.

– Iluminação: o detalhe essencial

Ao cuidar do interior da sua clínica, planeje a iluminação com cuidado. Uma boa ideia, por exemplo, é apostar em uma iluminação indireta. Além disso, se no ambiente houver abajures ou lustres, escolha por uma luz amarela. Entretanto, estes itens podem ser caros.

Se o orçamento estiver pequeno e você não puder investir em um projeto, uma dica é trocar as cúpulas das luminárias, que já deixa o ambiente mais aconchegante.

– Amplie sua sala com novos pisos

Mesmo se sua clínica for pequena, você pode ampliar o espaço dela usando porcelanato. Antes de escolher o revestimento ideal para o ambiente, procure um auxílio de um profissional para te orientar e ajudar na escolha do piso adequado. Todavia, se isso não for possível observe a planta do lugar e confira se o piso que gostou vai precisar de muitos recortes.

Cores claras são as melhores opções para ambientes pequenos. Além disso, tons de cinza também podem ser usados com o objetivo de ampliar o espaço. Outra ideia para manter um bom resultado é manter a uniformidade dos pisos.

– Flores para decorar sua clínica e harmonizar o ambiente

Independente do ambiente, invista nas flores para deixar a sua clínica mais bonita. As flores naturais são mais bonitas e transmitem mais um ar autêntico e vivo ao ambiente. O único cuidado que se deve ter neste caso é que você deve escolher por flores adaptadas à locais fechado e com pouca luz solar. Há alguns outros aspectos que você também deve ficar atento na hora de decorar sua clínica com flores:
* Evite flores com folhas pequenas, pois são mais fáceis de atrair poeira;
* Flores como lírio, de pólen aparente, também devem ser evitadas, pois facilmente podem causar alergias e irritação nasal;
* Evite também espécies que precisam de muita água, pois aos finais de semana e feriados o consultório vai ficar vazio e a planta pode secar ou até morrer.

– Cortinas: valorizam o ambiente

As cortinas podem ser usadas para deixar o cômodo mais acolhedor. Por isso, ao escolher o modelo e o tecido ideal, leve em consideração o projeto de decoração como um todo. Uma sensação de aconchego, por exemplo, pode vir de uma cortina em veludo ou linho grosso.

Ao decorar o interior da sua clínica busque valorizar cada detalhe: piso, móveis e acessórios de decoração. Mantenha um padrão durante a decoração e busque dicas com um designer profissional, que pode te auxiliar bastante.

Categorias
Blog

Localização privilegiada da empresa: qual a importância?

Muitos processos são necessários para o sucesso de um negócio. E muitas escolhas precisam ser feitas com muito cuidado porque criam situações difíceis de reverter. É o caso da definição do endereço do estabelecimento, que pode levar a uma região pouco valorizada ou a uma localização privilegiada da empresa.
Ter atenção a esse ponto é fundamental para reduzir custos e possíveis riscos, além de facilitar a execução de uma série de atividades. Veja a seguir pontos importantes para a sua tomada de decisão.

Maior visibilidade

Toda marca precisa ser vista e conhecida, principalmente quando se trata de um nome novo no mercado. Nesse sentido, a escolha da região que receberá o negócio pode determinar se a visibilidade será (ou não) suficiente para atrair cada vez mais clientes em potencial.
Empresas que dependem de vendas ou da prestação de serviços diretos aos consumidores devem dedicar atenção especial à visualização do estabelecimento.

Melhora da produtividade

Um local ruim e com estrutura comprometida tem muito impacto no desempenho dos colaboradores. Isso porque dificulta o acesso de todas as pessoas que trabalham na empresa. E assim, muitos processos do negócio poderiam ser prejudicados.
Buscar uma região apropriada ao perfil do seu negócio e que abrigue todas as equipes e atividades envolvidas é crucial para manter um alto nível de produtividade. Ao se preocupar com todos esses detalhes, você não precisará fazer investimentos significativos em novas instalações ou gastar com futuras adequações.

Proximidade com o público na localização privilegiada da empresa
A melhor maneira de manter contato com uma grande parte dos grupos que se relacionam com a sua empresa é instalar seus espaços em um ponto de fácil acesso.
Um terreno próximo das principais vias da região, que ofereça estacionamentos e tenha ligação com o transporte público faz toda a diferença.

Satisfação dos clientes

Garantindo a localização privilegiada da sua empresa você terá trabalhos mais eficientes, agilidade nas entregas, estoques organizados, transporte rápido de cargas e outros benefícios.
Em curto prazo, essas vantagens podem se tornar diferenciais competitivos em relação a outros negócios.

Aumento das vendas

Lucrar mais sem abrir mão da qualidade está entre os objetivos de muitas empresas. Felizmente, um local valorizado contribui para que isso se torne realidade por melhorar o desempenho de diversos processos organizacionais.
Essa pode ser uma oportunidade de ficar por dentro do modo de operação de possíveis concorrentes. Com o tempo, as chances de acertar em estratégias de diferenciação se tornam mais altas para dominar determinado nicho de mercado.

Como você viu pensar na localização privilegiada da empresa deve estar entre as principais preocupações de quem está prestes a entrar no mercado, ou para quem quer expandir os seus negócios. Para isso, saiba que você pode contar conosco!