Categorias
Blog

A importância de manter seu cliente feliz

Agradar todas as pessoas é muito difícil e até improvável de acontecer, mas enquanto dono de um negócio você precisa entender sobre a importância de manter seu cliente feliz. E para começar, você precisa se perguntar quem é seu cliente e qual é o seu público, para então focar nas pessoas certas a se agradar. Manter clientes satisfeitos é um desafio enfrentado todos os dias em empresa que esteja pensado em se destacar no mercado. Oferecer um produto de qualidade já não é mais suficiente, pois quem consome quer ter suas expectativas superadas.

Os consumidores estão a cada dia mais exigentes
O avanço das tecnologias trouxeram acesso às mais variadas opções de serviços e produtos para as pessoas, e tudo ali ao alcance das mãos. Além disso, é muito fácil realizar pesquisas aonde a oferta de opções se tornam cada vez mais personalizadas. O celular possibilita compras mais customizadas e frequentes.

Por isso esteja atento aos que os seus clientes falam de seu produto/serviço, pois existem expectativas a serem supridas. Um grande desafio também é manter o seu consumidor engajado, já que as muitas possibilidades trazem esse fácil acesso a diferentes canais de negócios.

O cliente satisfeito volta
Um empresário que não se preocupa com a satisfação de seus clientes pode estar com sérios problemas em seu negócio. Pois o cliente que demonstra insatisfação pode nunca mais voltar. Desse modo, pensar em maneiras de gerar uma fidelização é um fator importantíssimo e que mantêm a estabilidade financeira dos negócios. O consumidor fidelizado não precisa mais ser conquistado, ele já conhece e confia na qualidade da marca.

A insatisfação se espalha rápido
Quando uma pessoa passa por uma experiência ruim com um produto ou serviço ela procura logo compartilhar a informação com alguém. E sabemos disso pois todos nós já passamos por tal situação, e trazendo isso para as mídias sociais essa insatisfação pode facilmente ser amplificada. Mas, sendo assim também é mais fácil identificar algum desagrado que possa se espalhar e causar danos à imagem e reputação de sua empresa. A atenção e cuidados constantes com seus clientes vão trazer muita qualidade para sua forma de fazer negócios.

Categorias
Blog

Você conhece as necessidades da sua empresa?

Quando você estava na fase de início de seu negócio você realizou uma intensa pesquisa de mercado, verificou quem seriam seus clientes em potencial, fez análises de custos de várias coisas necessárias, certo? Tudo isso faz parte do planejamento de um negócio. Mas a questão está em saber se você conhece as necessidades da sua empresa, e isso importa no início do negócio e em toda a sua trajetória. Traremos alguns tópicos para te ajudar a dizer se você conhece as necessidades de sua empresa.

Como identificar a minha verdadeira necessidade?

A primeira coisa a se falar é sobre o que não fazer. Entendemos que as mudanças no mercado são constantes em algumas áreas, mas nada de atirar para todos os lados e sair colocando em prática tudo que surge de novo na internet, você precisa entender sobre analisar tendências e ver se elas combinam bem, se encaixam nas suas estratégias e vão ser bem recebidas pelo seu público.

Portanto, para não fugir do foco mantenha sempre os seus olhos nas suas metas, pois você levou um bom tempo se dedicando ao seu planejamento e estruturando as suas metas enquanto empresário e são essas análises que vão mostrar as suas necessidades, o que você precisa fazer para ter resultados reais. Analise suas metas com uma frequência que te ajude a perceber se elas serão ou não atingidas.
Ao fazer isso, você estará muito mais conectado com o que precisa fazer e terá melhor visão de como alcançar isso.

Como tomar decisões melhores?

Primeiro, use o conhecimento que você já tem como ponto de partida. E para continuar tomando decisões assertivas consuma conteúdos que sejam relevantes para o seu negócio e coerente com as suas necessidades, ou seja, esteja sempre estudando para ter sempre a clareza do melhor caminho a ser seguido.

Mais algumas dicas:

– Analise os seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo que pode funcionar para você, assim como o que estão deixando de lado e você poderia explorar;
– Estude o comportamento da sua persona (perfil de cliente), suas necessidades, desejos e dores para entender melhor o que ele quer;
– Esteja atento às mudanças do setor, visite feiras e eventos relacionados e faça um bom marketing;