Categorias
Blog

Como ter clientes que defendam a sua marca!

Você com certeza já deve ter visto pessoas defendendo marcas em alguns posts do Instagram. O motivo disso acontecer é que quando a marca investe em Branding e Marketing e entrega um serviço/produto que vai além das expectativas, o cliente tende a ser cativado e fidelizado pela marca, divulgando-a e defendendo-a em momentos de crise. Quer saber como ter defensores da sua marca? A gente te ajuda, é só continuar a leitura!

Quem são os advogados da marca?

Os defensores da marca são pessoas que estão extremamente satisfeitas com a marca a ponto de divulgá-la espontaneamente para pessoas próximas. Há vários tipos de defensores, dentre eles os clientes, o tipo mais importante já que é o que gera receita direta para a empresa, o colaborador e o entusiasta da marca.

O Colaborador se torna defensor da marca quando os seus valores estão alinhados, é extremamente necessário que os valores dos seus colaboradores estejam alinhados com o da empresa, e principalmente, que os valores sejam condizentes com aquilo que ela prega para o público, caso contrário tanto o colaborador quanto o cliente podem se sentir traídos. Há vários casos na internet de ex-colaboradores expondo empresas que vendiam uma imagem de melhor lugar para trabalhar mas nos bastidores tratavam mal os funcionários, esse tipo de comportamento quebra a confiança do cliente tanto quanto entregar um produto/serviço insatisfatório.

Os entusiastas são aqueles que não compram da marca, nem são colaboradores, mas são apaixonados pela marca. Um exemplo claro é a NuBank que conquistou vários defensores pelos diversos motivos, desde aprovação de limites dos clientes em momentos de vulnerabilidade, até pequenas homenagens em aniversários e afins. A Apple também é outro exemplo, já que através da inovação a marca conquistou milhares de fãs que muitas vezes não tem poder aquisitivo para ter um dos produtos da marca. Há várias outras marcas que possuem bastante defensores, como a Natura, Netflix, Ifood e afins.

Como fazer a minha marca ter defensores?

Primeiramente se faz necessário identificar os promotores da sua marca, você pode descobrir isso através do nível de satisfação dos clientes. Para medir o nível de satisfação do seu cliente você pode enviar uma enquete para eles com a pergunta clássica: “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar o nosso produto ou serviço para um amigo ou conhecido?”. As pessoas que pontuarem de 9 a 10 são possíveis defensores da sua marca.

Um problema que distancia o público da marca são comentários negativos. Quem nunca sofreu ao ler um comentário negativo da sua marca nas redes sociais? Você sabia que os maiores defensores de marca se constroem nesses momentos? Quando o público nota a forma que você lida com a crítica eles tendem a simpatizar mais com você, e quando você converte um comentário negativo ao seu favor, eles tendem a simpatizar mais ainda! Portanto, não apague comentários negativos nem discuta com clientes nas redes sociais, transforme a negatividade dele em algo positivo e isso irá reverberar em quem sequer está envolvido na discussão.

Para desenvolver defensores da marca você terá que convidar seus clientes a se engajarem com o seu negócio, as redes sociais são uma ótima ferramenta para isso, a partir daí, você deverá mobilizá-los a fazer coisas pela marca, como: compartilhamento em redes sociais, fazer reviews dos seus produtos, dar depoimentos. O cliente conquistado fará isso por você me gratidão pelo bom atendimento.

Para os defensores da sua marca é muito importante que eles sejam reconhecidos por isso, portanto, certifique-se de que eles tenham como se destacar perante os outros através de símbolos de status como crachás ou brindes exclusivos e até mesmo através de divulgação do caso de sucesso nas redes sociais. Além disso, certifique-se também que o seu cliente tenha acesso privilegiado, um momento descontraído com a equipe de desenvolvimento dos produtos, um tour pela sua fábrica, uma gratificação direta do dono da empresa, ou até mesmo saber do lançamento de novos produtos em primeira mão, brindes ou até mesmo o poder de escolher o nome de algum novo produto. Faça com que ser um defensor da sua marca seja um objeto de desejo dos outros clientes.

Uma das características mais importantes para fidelizar um cliente e torná-lo defensor da sua marca é ter um espaço físico de fácil acesso. Aqui no Harmony você conta com estacionamento amplo e facilidade de acesso, dentre várias outras vantagens, venha ser Premium, clique aqui e saiba mais!

Categorias
Advocacia

André Botelho – Advocacia Imobiliária

Categorias
Blog

Empreendedorismo: o sucesso do seu cliente!

Empreendedorismo é trazer soluções e atender necessidades.

Se o seu empreendimento sofre com baixa retenção de clientes, altas taxas de insatisfação, devolução e cancelamento, além de sobrecarga da equipe de pós vendas, o problema pode estar no amadurecimento do cliente perante a sua solução e cabe a você ajudá-lo nesse processo.

A educação de mercado não se trata do grau de instrução do seu cliente, trata-se de uma obrigatoriedade do empreendedorismo, mostrar para o cliente como o seu produto ou serviço soluciona o problema dele, é instruí-lo ao sucesso através da sua marca, a enxergar o valor daquilo que está sendo entregue a ele! Algumas estratégias irão no processo de amadurecimento do cliente perante o seu serviço ou produto são: marketing de conteúdo, vendas informativas e customer success.

O Sucesso do Cliente

Customer Success (sucesso do cliente) é um conceito mercadológico que está diretamente ligado ao empreendedorismo, já que consiste em fornecer para o cliente todos os meios e soluções para que ele obtenha sucesso, atendendo, ou até mesmo superando as expectativas dele quando entrou em contato com a sua marca pela primeira vez. O sucesso do cliente é um valor que deve estar intrínseco à sua marca, já que com isso você poderá aumentar a retenção dos seus clientes através da satisfação, melhorando a experiência do consumidor com o seu negócio. Essa é uma ótima estratégia para desenvolver defensores da sua marca, portanto, é um investimento com alto retorno a curto, médio e longo prazo.

Vendas assertivas e informativas

O processo de vendas deve ser objetivo, isso é procedimento padrão para o empreendedorismo, mas você pode ir além no processo de vendas do seu negócio trabalhando com o formato consultivo, mostrando pontualmente para o seu cliente, conceitos, benefícios e funcionalidades da sua solução tomando cuidado para não sobrecarregar o cliente com nomenclaturas técnicas ou muito complexas.

Marketing de Conteúdo

O processo de compra do cliente começa antes mesmo dele entrar em contato com a sua equipe de vendas. O motivo disso é que quando o cliente tem uma dor ou necessidade, a primeira coisa que ele faz é pesquisar a respeito, para só então escolher uma solução que o contemple. O seu empreendimento precisa ser essa solução e é aí que o Marketing de Conteúdo e o Marketing de Atração entram. As redes sociais são ferramentas muito úteis para o empreendedorismo e você pode tirar proveito disso utilizando-as como um canal de comunicação com os seus clientes. Você poderá trazer conteúdos relevantes sobre as principais necessidades dos seus clientes e como a sua empresa se propõe a solucionar essas demandas. Também é importante postar casos de clientes que obtiveram sucesso com o seu produto ou serviço para ajudá-lo a criar autoridade e relevância no mercado.

Pensando em você e em facilitar o seu processo de Marketing de Conteúdo, nós criamos o “Calendário Social Media 2021”, um calendário editorial completo com as datas comemorativas mais importantes e dicas de ações para as principais datas. Clique aqui e baixe agora, é grátis!