Categorias
Blog

5 exemplos de mulheres empreendedoras

A ideia de que mulheres não poderiam estar à frente de empresas ficou no passado. Não sem motivo: de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016, no Brasil, as mulheres empreendedoras representam 51,5% daqueles que iniciam um novo negócio. E, dentre elas, cerca de 98% atua como Microempreendedoras Individuais (MEI) ou como sócias de micro e pequenas empresas.

Porém, mesmo com bons índices, a disparidade entre homens e mulheres enquanto empreendedores já consolidados ainda é grande. Isso porque elas representam 42,7% do mercado em comparação aos 57,3% de homens. E se colocarmos aqui a representação de mulheres em grandes empresas, a diferença dispara: apenas 0,2% das empreendedoras brasileiras são sócias.

Então, neste 8 de março há muito o que se celebrar em termos de conquistas, mas também é importante lembrar que ainda há muito o que ser conquistado. Então, para inspirar novas mulheres a empreenderem ainda mais, listamos aqui cinco empreendedoras de sucesso no Brasil:

Luiza Helena Trajano

Falar em empreendedorismo feminino sem lembrar da trajetória de Luiza Trajano é quase impossível. Ela é o nome por trás da rede de lojas Magazine Luiza. A loja começou no interior de São Paulo, criada pelos tios de Luiza. Mas foi somente na década de 1990, quando a empreendedora assumiu o comando da loja, que ela se expandiu até chegar a mais de mais de 700 lojas espalhadas por 16 estados brasileiros.

Não por acaso que Luiza Trajano já ocupou o top 3 das empreendedoras mais poderosas do Brasil em uma lista da revista Forbes. Isso porque ela nunca poupou esforços nem trabalho a fim de fazer sua empresa crescer. E o resultado é notável: a fortuna de Luiza já ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão, o que a coloca em uma seleta lista de empreendedores de sucesso bilionário. Além de seu tino empreendedor, a empresária também chama atenção por outras atitudes como suas políticas de inclusão, e claro, seu incentivo ao empreendedorismo feminino.

Adelina e Sônia Hess de Souza

Um dos nomes por trás da Dudalina, uma das maiores marcas de camisas do Brasil, vem mostrar que mesmo diante das dificuldades boas oportunidades podem nascer. O ano era 1957 quando Seu Duda, um comerciante de “secos e molhados” como se dizia na época, voltou de São Paulo para Santa Catarina com excesso de tecido comprado por engano. O erro que poderia causar um sério prejuízo aos negócios da família acabou sendo transformado em oportunidade nas mãos de Dona Lina, matriarca da família.

Ela transformou as sobras de tecido em camisas, que logo foram postas à venda no negócio da família. O interesse pelas camisas aumentou e Dona Lina, juntamente de sua filha Sônia, resolveram contratar costureiras a fim de expandir o negócio. Sônia era a segunda filha mais velha de um total de 16 filhos. Em 2003 ela assumiu o comando da empresa criada pela mãe, que faleceu em 2008. Em dois anos, dobrou o faturamento do negócio. Atualmente a Dudalina é uma das maiores exportadoras de camisas do País.

Zica Assis

Heloísa Helena Assis, mais conhecida como Zica, é uma dessas mulheres empreendedoras disposta a enfrentar tudo para seguir seu sonho. A carioca já havia trabalhado como faxineira, babá e empregada doméstica quando encontrou a inspiração para empreender em seu próprio cabelo cacheado. Insatisfeita com o que havia no mercado e disposta a manter seus cachos, Zica fez curso de cabeleireira e começou a testar e criar fórmulas para tratar os fios da forma mais natural possível. Nascia assim, em 1993, o Instituto Beleza Natural, espaço dedicado a tratar de cabelos crespos e cacheados, fruto do trabalho de Zica com outros três sócios.

Por se tratar de um nicho pouco explorado na época, o sucesso não demorou a chegar. Atualmente o Instituto conta com mais de 40 unidades em todo o Brasil. E, recentemente, Zica foi reconhecida como uma das 10 empresárias mais poderosas do país, de acordo com a Forbes.

Mila Ary

Podemos dizer que a cearense Mila Ary é a responsável pela criação de um doce império. Isso porque ela é o nome por trás da marca Empório do Brownie, uma das franquias alimentícias mais conhecidas no Ceará. Tudo começou em 2006, com Mila fazendo a famosa receita de brownie da sua mãe, Ana Luiza, para vender na faculdade. Mas a veia empreendedora de Mila logo surgiu e ela viu no sucesso que o doce fazia uma oportunidade de negócio. Assim, em 2008 a primeira loja da Empório do Brownie foi aberta, oferecendo, além do doce, outra novidade: o brownie com gelato e calda de chocolate, que acabou se tornando um dos grandes carros-chefe da marca.

Hoje em dia, a Empório do Brownie já possui 12 lojas somente em Fortaleza, sem contar com uma em São Paulo. E no cardápio, outras delícias como tortas, cupcakes, cookies, bem-casados e, claro, os tradicionais brownies que fizeram da marca um sucesso de empreendedorismo.

Sarah e Julinha Lazaretti

Quando a filha de Sarah nasceu com várias alergias, ela sentiu grande dificuldade em encontrar produtos que fossem adequados ao que ela necessitava. Então, falando sobre essas dificuldades com sua irmã, Julinha, que na época estava fazendo um mestrado em estudo de alergias, elas viram que havia aí um espaço para a criação de um novo empreendimento. As duas estudaram seriamente as alergias em seus variados tipos, bem como gestão de negócios e empreendedorismo. Então, nasceu assim a Alergoshop, uma empresa focada em oferecer soluções a pessoas com alergias.

A empresa surgiu em 1993, e não para de crescer. Atualmente, a marca já conta com um catálogo com quase 300 produtos e representantes em vários estados brasileiros – seguindo o modelo de franquia. Além disso, elas entregam para o Brasil inteiro através de um e-commerce próprio. As irmãs são uma prova de que vale a pena seguir por caminhos que ninguém nunca percorreu antes em busca de empreender e apostar em novas ideias.

Então, que essas mulheres empreendedoras possam ser inspiração para muitas outras que sonham em empreender! E se você precisa de um espaço para a sua empresa, o Harmony Premium é o lugar certo!

Feliz Dia da Mulher a todas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *