Categorias
Blog

Dicas para quem deixou a Black Friday para a última hora

Faltam poucos dias para a Black Friday, uma das datas mais importantes para o comércio tanto físico quanto digital. Comemorada na última sexta-feira do mês de novembro (que este ano é em 26 de novembro), a data começou nos Estados Unidos e vem ganhando cada vez mais força em vários países, inclusive o Brasil. E a sua marca já está pronta para participar deste grande evento? O ideal é começar as ações de planejamento com bastante antecedência, a fim de garantir que nada dê errado no grande dia. Mas apesar de estarmos um pouco em cima da hora, ainda é possível realizar algumas ações e faturar na Black Friday. Confira algumas dicas:

Faça uma checagem do estoque e logística

A Black Friday é a data ideal para acabar com produtos que estejam “sobrando” no estoque. Por outro lado, não adianta anunciar promoções se você não vai ter itens o suficiente para atender a demanda. Então faça uma checagem real do que você tem em casa para delinear quais vão ser as melhores promoções e como você vai conseguir atender aos pedidos.

Também não deixe de lado a logística. Afinal, não basta ter o produto em casa, é preciso conseguir entregá-lo ao seu cliente dentro do prazo estabelecido no momento da compra. Portanto, estoque e logística precisam estar muito bem alinhados a fim de garantir o sucesso da sua Black Friday.

Invista na equipe de atendimento

Em poucas datas do ano é tão importante contar com uma equipe de atendimento dedicada quanto na Black Friday. Mas independente da sua loja ser física ou online, problemas podem acontecer. E é nessa hora que a sua equipe de atendimento tem que estar a postos para oferecer a melhor experiência possível a seu cliente na resolução de problemas.

Clientes que são bem atendidos após vivenciarem dificuldades na compra se sentem mais satisfeitos com a experiência. E, por consequência, mais seguros em comprar novamente na sua empresa. Por outro lado, um cliente que não tem o seu problema resolvido ou tem uma má experiência durante a compra dificilmente retornará a comprar itens da sua marca.

Faça promoções reais

Por anos o brasileiro chamou a Black Friday de black fraude, e demorou muito para que o consumidor desse credibilidade às empresas nesse dia. Atualmente, existem ferramentas que comparam histórico de preços e que ajudam o consumidor a descobrir promoções reais, diferentes daquelas conhecidas como “tudo pela metade do dobro”.

Portanto, é essencial que você consiga oferecer descontos reais nos seus produtos. Para isso, é preciso analisar itens como seu fluxo de caixa, sua margem de lucro e o seu gerenciamento de estoque a fim de obter descontos palpáveis para oferecer ao seu cliente sem prejudicar a sua arrecadação.

Utilize a internet a seu favor

Mesmo que você não disponha de um comércio eletrônico a internet pode ser uma grande aliada durante a sua Black Friday. Antes da data você pode anunciar ofertas e gerar expectativa nas suas redes sociais e através de e-mail marketing. No grande dia, você pode utilizar os meios digitais para mostrar aos seus clientes os produtos e promoções que estão oferecendo. Uma excelente ferramenta para quem só possui loja física são as lives de ofertas. Nelas, que alguém mostra ao vivo nas redes sociais as ofertas da loja bem como o movimento das pessoas comprando.

Não esqueça do WhatsApp

Por fim, não deixe de usar o WhatsApp para vender independente da sua loja ser física ou virtual. É uma forma simples, fácil e eficiente de mostrar seus produtos e suas ofertas a seus clientes. Mas tenho cuidado de não ser invasivo e de não mandar mensagens em excesso. você pode conferir aqui dicas especiais para usar WhatsApp como ferramenta de vendas.

Com um pouco de planejamento muita organização você pode aproveitar a Black Friday para vender mais. E, ainda, estreitar o seu relacionamento com cliente e fazer sua marca crescer. Independente do segmento que você atue, essa é uma oportunidade de aumentar a visibilidade da sua empresa e atrair novos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *