Categorias
Blog

Ideias para decorar sua clínica

A decorar da sua clínica pode não ser fundamental para o exercício do seu trabalho, mas, com toda certeza, faz muita diferença na percepção do ambiente pelos pacientes e na criação de um clima aconchegante. Principalmente para as clínicas e consultórios que querem se destacar, este é um ponto importante para a construção de uma boa imagem do profissional e da sua marca.

Além de cumprir as exigências da Anvisa e de outros órgãos públicos, ao montar seu consultório ou reformar a sua clínica o profissional de saúde que deseja oferecer um serviço diferenciado deve entender que alguns detalhes são muito importantes para satisfação dos seus pacientes.

– Mobília: escolha que faz muita diferença

Você precisa entender qual objetivo você quer alcançar em sua clínica. É fundamental que tenha isso em mente no momento de escolher os móveis. Por exemplo, para deixar o ambiente mais convidativo use madeira em painéis da parede ou até mesmo nos balcões. A madeira é considerada um elemento que proporciona calor de forma natural.

Ao escolher os móveis, atente-se para todos os detalhes: formatos, cores e desenhos. Muitas clínicas combinam cores como amadeirado, marrom, bege, branco e verde.

Procure não escolher as cores dos móveis nos tons quentes e fortes, pois tendem a deixar os pacientes mais agitados ou nervosos.
Valorize cores neutras como branco, gelo e tons pastéis, que transmitem tranquilidade – para evitar que o ambiente fique muito “hospitalar”, você pode escolher objetos decorativos e quadros em tons suaves para deixar o clima mais aconchegante.

– Iluminação: o detalhe essencial

Ao cuidar do interior da sua clínica, planeje a iluminação com cuidado. Uma boa ideia, por exemplo, é apostar em uma iluminação indireta. Além disso, se no ambiente houver abajures ou lustres, escolha por uma luz amarela. Entretanto, estes itens podem ser caros.

Se o orçamento estiver pequeno e você não puder investir em um projeto, uma dica é trocar as cúpulas das luminárias, que já deixa o ambiente mais aconchegante.

– Amplie sua sala com novos pisos

Mesmo se sua clínica for pequena, você pode ampliar o espaço dela usando porcelanato. Antes de escolher o revestimento ideal para o ambiente, procure um auxílio de um profissional para te orientar e ajudar na escolha do piso adequado. Todavia, se isso não for possível observe a planta do lugar e confira se o piso que gostou vai precisar de muitos recortes.

Cores claras são as melhores opções para ambientes pequenos. Além disso, tons de cinza também podem ser usados com o objetivo de ampliar o espaço. Outra ideia para manter um bom resultado é manter a uniformidade dos pisos.

– Flores para decorar sua clínica e harmonizar o ambiente

Independente do ambiente, invista nas flores para deixar a sua clínica mais bonita. As flores naturais são mais bonitas e transmitem mais um ar autêntico e vivo ao ambiente. O único cuidado que se deve ter neste caso é que você deve escolher por flores adaptadas à locais fechado e com pouca luz solar. Há alguns outros aspectos que você também deve ficar atento na hora de decorar sua clínica com flores:
* Evite flores com folhas pequenas, pois são mais fáceis de atrair poeira;
* Flores como lírio, de pólen aparente, também devem ser evitadas, pois facilmente podem causar alergias e irritação nasal;
* Evite também espécies que precisam de muita água, pois aos finais de semana e feriados o consultório vai ficar vazio e a planta pode secar ou até morrer.

– Cortinas: valorizam o ambiente

As cortinas podem ser usadas para deixar o cômodo mais acolhedor. Por isso, ao escolher o modelo e o tecido ideal, leve em consideração o projeto de decoração como um todo. Uma sensação de aconchego, por exemplo, pode vir de uma cortina em veludo ou linho grosso.

Ao decorar o interior da sua clínica busque valorizar cada detalhe: piso, móveis e acessórios de decoração. Mantenha um padrão durante a decoração e busque dicas com um designer profissional, que pode te auxiliar bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *